04/10/2012 07:50

Modalidade Esportiva.

 

DESPORTO ORIENTAÇÃO

O Grupo Voluntário Amigo dos Inativos e Pensionistas - GVAIP/CBMDF informa que o amigo ALFEU AUXILIADOR DE LIMA, integrante deste Grupo, participou como atleta de orientação, no dia 30 de setembro de 2012, no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - GO, do 1º TROFÉU CERRADO DE ORIENTAÇÃO, organizado pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), a Federação de Orientação de Goiás (FOG), o Clube de Orientação Entre Rios (COER) e o Clube de Orientação da Região das Águas Termais (CORAT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Caldas Novas – GO, unindo as Federações de Orientação do Distrito federal, Goiás e Minas Gerais, tendo sido classificado em “1º LUGAR NA CATEGORIA H65N”. O GVAIP o cumprimenta desejando muitas vitórias nesta modalidade esportivas e que sirva de incentivos a outros integrantes do Grupo e aos bombeiros militares inativos nas próximas participações.

Coordenação do GVAIP.

Att.

Eli Borges de Rezende

Administrador do site.

 

Um breve histórico do Desporto Orientação

DESPORTO ORIENTAÇÃO

                A orientação é um esporte no qual o competidor passa por pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível, auxiliado por um mapa topográfico e uma bússola. É uma espécie de “CROSS HUMANO”, onde o atleta procure os mais variados tipos de terrenos, tais como: campos, matas, rios e trilhas, proporcionando-lhe contato direto com a natureza e, por isso, é considerado como o “DESPORTO DA NATUREZA”. Este esporte exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sobtensão, tomada de decisão rápida e corrida em terreno natural.

                A orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de se realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental. No Brasil, a orientação tem ganhado cada vez mais adeptos de todas as idades e tem conquistado importante espaço nas escolas, por integrar diversas disciplinas, entre elas a Educação Física.

Laila C J Lima

Educação Física/Kinesiology

 

—————

Voltar


Desenvolvido por Leandro Borges de Rezende - lbrezende@gmail.com