03/10/2012 17:12

Informação aos amigos Inativos e Pensionistas do CBMDF

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

DIRETORIA DE SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICAS

 

 

QUEM TEM DIREITO AOS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO?

 

·         Bombeiros Militares (Ativos e Inativos);

·         Dependentes (grupo 1, 2, 3);

·         Pensionistas.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

 

07h00 às 10h00 – Coleta de sangue e entrega de material (fezes e urina), sendo as vagas distribuídas da seguinte forma.

 

·         20 pacientes – 07h00;

·         20 pacientes – 07h30min;

·         20 pacientes – 08h00;

·         20 pacientes – 08h30min;

·         20 pacientes – 09h00;

·         20 pacientes – 09h30min.

 

 

É PRECISO AGENDAR EXAMES LABORATORIAIS?

 

Sim. O agendamento ocorre pessoalmente na recepção do laboratório ou pelo telefone: 3901-3587; (horário de marcação de exame: das 07h00 às 17h30min).

E-mail do laboratório: pomed.sulac@cbm.df.gov.br

Os exames que não são realizados no Laboratório de Análises Clínicas poderão ser realizados nos laboratórios conveniados após apreçamento; somente os exames que não são realizados no LAC da POMED poderão ser encaminhados.

Para ser atendido, o paciente, no dia agendado, deverá retirar senha na recepção do laboratório (atendimento normal ou preferencial).

OBS: O sistema de cadastro de pacientes utilizado pelo laboratório da POMED atualiza, diariamente, os dados de todos os pacientes constantes nas listas de titulares e dependentes da DIGEP – Diretoria de Gestão de Pessoal e da DINAP – Diretoria de Inativos e Pensionistas, por isso, é fundamental que cada paciente mantenha seus dados sempre atualizados nessas diretorias.

 

QUAIS OS PREPAROS PARA O DIA DA COLETA DE SANGUE?

 

·         Jejum de 12 horas obrigatoriamente;

·         Abstinência de bebida alcoólica por 48h, no mínimo (para realização de lipidograma); O álcool interfere no resultado de outros exames também.

 

Para realização de PSA:

·         Ausência de atividade física (andar de bicicleta, moto, e outros esforços físicos)

·         Abstinência sexual de pelo menos 03 dias.

 

Para realização do exame Cortisol:

  • O paciente deverá chegas às 07h00, impreterivelmente, e informar na recepção do laboratório que irá realizar Cortisol (senha preferencial), a fim de que seja encaminhado para o repouso.

 

Para realização de Teste de Tolerância Oral à Glicose (TTOG) ou Curva Glicêmica:

  • O paciente deverá chegar ao laboratório até, no máximo, 07h30min. Devido às características desses exames o paciente deve estar preparado a permanecer no laboratório de duas a três horas.

 

Espermograma:

  • Para realizar esse exame o paciente deve estar em abstinência sexual de 05 dias (ou seguir outra orientação médica específica).

 

Quando houver exames de urina no pedido médico:

  • Para o exame EAS (devidamente discriminado no pedido):

Colher a 1ª urina da manhã desprezando o primeiro jato.

 

  • Urina de 24 horas (devidamente discriminado no pedido):

Desprezar a 1ª urina do dia. A partir da 2ª do dia, coletar TODAS as urinas, em frasco próprio (retirar no laboratório ou utilizar frasco de água mineral) e conservar em geladeira; colher até a 1ª urina do dia seguinte; anotar peso e altura do paciente no frasco.

 

Para exames de fezes (devidamente discriminado no pedido):

  • EPF: Colher uma pequena amostra. Se for colhida no dia anterior à coleta de sangue, essa amostra deve ser armazenada em geladeira, exceto quando colhida em frasco com conservante (MIF).

 

  • OBS:  O paciente somente será atendido se estiver com o pedido médico.
  • O paciente em uso de medicamentos deverá informar ao laboratório. Alguns medicamentos interferem nos resultados dos exames, por exemplo, anti-inflamatórios podem alterar marcadores hepáticos (TGO, TGP, GGT), causar diminuição temporária de plaquetas, entre outros.

 

É POSSÍVEL ACESSAR OS RESULTADOS DE EXAMES NA INTERNET.

 

  • Sim. Após o cadastro de exames são geradas Chaves e Senha que permitem acessar os resultados no site do CBMDF: www.cbm.df.gov.br, basta digitá-las nos campos resultado de exames na página inicial. Os resultados serão preferencialmente impressos pela Internet a fim de melhorar o atendimento e proporcionar o conforto ao usuário.

 

O Laboratório de Análises Clínicas participa de algum programa de certificação e controle de qualidade.

 

  • Sim. O Laboratório participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Trata-se de uma avaliação mensal das rotinas feitas no Laboratório. O LAC há cinco anos obtém resultado Excelente.
  • As rotinas do Laboratório são realizadas em equipamentos com tecnologia de ponta e diariamente é feita validação com controle interno de qualidade com parâmetros conhecidos.
  • Os profissionais que trabalham no Laboratório são Farmacêuticos-bioquímicos, técnicos de laboratório e outros profissionais com capacitação.
  • As amostras de material biológico do paciente são identificadas com código de barra, contendo identificação do paciente e exames que serão realizados. Essa identificação é mandada para os equipamentos garantindo segurança ao processo de realização de exames.

—————

Voltar


Desenvolvido por Leandro Borges de Rezende - lbrezende@gmail.com